pianco in foco

Prefeitura de Piancó, investe no cultivo e comercialização de flores

IMG_4515Acompanhadas pelo Diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Infra Estrutura e ambientalista José Rodrigues Filho, que todos conhecemos por Zé Filho, uma equipe da Prefeitura Municipal de Piancó  e a professora Rosy Mary Andrade se deslocaram ao  Brejo Paraibano, especificamente Sapé e Areia, para em encontro com a técnica da EMPASA, Silvana Alves, conhecer o trabalho e a técnica do cultivo de flores tropicais e temperadas para formarem uma associação de floriculturistas em Piancó, com vistas à produção e venda de flores.

A primeira parada foi em Sapé, na Fazenda Zumbi, do senhor Zeca Araújo, que cultiva as chamadas flores tropicais que são destinadas ao feitio de arranjos ornamentais. Ele mostrou a plantação de flores como a ádria, bastão de imperador,  rostrata, entre muitas outras  variedades que ele cultiva em sua fazenda há oito anos e diz ser  uma  atividade muito IMG_4499lucrativa. Importante destacar que o plantio é sombreado, e   o adubo orgânico,  resultado das podas nas hastes que fica depositado no chão, favorecendo mais ainda a beleza da plantação. Com uma  ampla explanação sobre como cultivar, produzir e vender as flores, ele também mostrou o belíssimo jardim de sua fazenda, com flores muito bonitas e exóticas, e também um pomar lindo, com frutas como carambola, manga, abacate, maracujá.

Em seguida, acompanhou a “Equipe” até a cidade de Areia, onde a parada foi na Cooperativa  Flores Vila Real, onde vimos o cultivo de outra variedade de flores e plantas, mais  destinadas a jardinagem, com flores como cravinas, amor-perfeito,  rosas, e plantas ornamentais. A presidente Maria Marta Lima, mostrou as estufas onde as plantas são cultivadas, falou da necessidade do empenho e dedicação e que a lucro vem sim, mas depois de muito esforço, pois nessa modalidade a venda é feita sobretudo  com mudas em vasos,  que podem se adequar a jardinagem de casa e até mesmo de praças.

Foi uma viagem proveitosíssima,  a Equipe voltou encantada e muito decidida a criar em Piancó,  uma cooperativa nos IMG_4660moldes das que foram vistas e provar que mesmo aqui neste sertão árido a beleza das flores pode surgir e encantar, e ainda ser uma atividade rentável economicamente.

 Texto e fotos: Aurea Cristina

Author: ZECA ALVES

Share This Post On

O que se passa no vale?

1 Comment

  1. Fiquei muito curioso em saber mais sobre o cultivo de flores tropicais e outras nesta cidade e da fazenda aqui mencionada, sou catarinense da cidade de Blumenau,e sou um amante da natueza e do cultivo de flores e plantas ornamentais.Gostaria muito de iniciar um trabalho nesta área na minha região, como produzir e comercializar flores, para poder ajudar outras pessoas a se concientizarem da importância da preservação do meio ambiente, e também empregar pessoas humildes sem nenhum nível de instrução a desenvolverem uma atividade prazerosa e digna. Conto com a ajuda de alguem se interessar em nos ajudar. OBRIGADO

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*