pianco in foco

Fazenda PAPA MILHO realiza projeto de melhorias para o rebanho

Realizado pelo IBS – Instituto BioSistêmico com parceria do SEBRAE, a Fazenda Papa Milho (Piancó), tem inovado e buscado soluções no que se refere à novas tecnologias e cuidados para a qualidade e melhorias do seu rebanho.

No último 17/08 fora protocoladas 23 vacas (04 da raça GIR leiteiro e 19 mestiças Girolando) para a realização do IATF* – Inseminação Artificial em Tempo Fixo; feita em 27/08.
A fazenda Papa Milho participa deste projeto há 04 nos, e vem sempre buscando melhorar o rebanho para melhor adaptação e maior produção dentro da fazenda. A fazenda produz leite, que é destinado a ARCAPLE – Associação Regional de Criadores de Animais Produtores de Leite e venda de Tourinho, GIR PO.

*Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é uma técnica desenvolvida para suprir as deficiências da inseminação artificial tradicional, que são as falhas de detecção de cios e a incapacidade de atingir fêmeas em anestro.

A IATF é aplicada no rebanho através do uso de fármacos capazes de controlar e sincronizar o ciclo estral e a ovulação das vacas, de modo que, se possa inseminar essas fêmeas em horários pré-determinados e com boas taxas de concepção. Sendo também capaz de trazer fêmeas em anestro à ciclicidade (com a inclusão do hormônio eCG nos protocolos de IATF).

Vale a pena lembrar que, os fármacos e hormônios utilizados não prejudicam as fêmeas, pois são substâncias iguais ou similares às que participam do processo fisiológico do aparelho reprodutivo, e terminado seu efeito, não interferem em ciclos estrais posteriores.

Author: ZECA ALVES

Share This Post On

O que se passa no vale?

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*